quinta-feira, 2 de abril de 2009

Quase Real

Geralmente quem trabalha com 3d, está sempre procurando a melhor maneira de chegar ao foto-realismo. Entre as diversas ferramentas de render disponiveis no mercado, provavelmente os melhores resultados são os Render Engine do tipo Unbiased.
Mas afinal, o que é Unbiased?

Os sistemas Unbiased, são sistemas de render que simulam com precisão o comportamento da luz de forma a produzir imagens com a qualidade do mundo real.

Mas não é todo sistema de render que simula luz?

É possivel simular luz, e chegar ao fotorealismo praticamente com todo sistema de render. Porém os sistemas Unbiased trabalham a luz dentro das leis fisícas, o que facilitam a simulação, visto que uma vez que se compreende os conceitos fisicos da realidade, é possivel aplicá-los no sistema de render, alcançando um resultado bem próximo.

Então sá devo renderizar em sistemas Unbiased?

Não! Você deve primeiramente saber o resultado que se quer alcansar, para então escolher o sistema de render. Caso você escolha um sistema Unbiased, veja quanto tempo disponivel você tem, já que estes sistemas, geralmente, são extremamente demorados. Como diz o ditado popular, a pressa é inimiga da perfeição.

Tá, mas quais sistemas são Unbiased?

O sistema mais conhecido é o Maxwell Render, http://www.maxwellrender.com/, que é uma ótima opção, já que tem uma grande comunidade de usuários e sites de relacionamentos e educação de usuários, além de uma grande biblioteca de materiais prontos para utilizar.

Para usuários de Blender, a melhor opção é o Indigo, http://www.indigorenderer.com/joomla/, mas é importante resaltar que ele também serve para 3ds max, maya, cinema 4d, XSI, Houdini, etc... E o melhor, é GRATUITO

Uma opção nova, mas com algumas vantagens é o Fryrender, http://www.randomcontrol.com/,
cujo a principal vantagem é que o Fryrender é o primeiro render unbiased capaz de exportar as suas cenas de forma a serem visualizadas em tempo real através da sua tecnologia exclusiva Random Control 4 e com uma qualidade nunca antes vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário